Mente Absorvente IV - Relação espacial e Matemática



Relação espacial e Matemática
(a partir dos 4 anos)



Conhecem os estágios de Jean Piaget? No seu estudo, ele identifica o estágio operatório concreto, no qual a criança começa a utilizar conceitos como os números e relações. Segundo ele, este estágio dura dos 7 aos 11 anos de idade, em média. Será mesmo assim? 

A mente humana é, por natureza, matemática. Uma criança pequena é capaz de entender a diferença entre um e muitos e de distinguir sensorialmente entre pequenas e grandes quantidades. Maria Montessori acreditava que as crianças absorvem naturalmente os conceitos matemáticos. Ela reconheceu que num dado período sensível (entre os 4 e 6 anos), a aquisição de conceitos matemáticos é feita mais facilmente, através da repetição de atividades com materiais didáticos concretos, cientificamente desenvolvidos.
Quando as crianças partem do concreto para o abstrato, através de atividades motoras e sensoriais, aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. É por isso muito importante ter alunos concentrados a trabalhar com os materiais, pois assim chegam muito mais facilmente à resolução de cálculos e relações matemáticas.


A partir de 3 anos, as crianças começam a ser capazes de contar até 10, de forma cada vez mais autónoma, no entanto estão apenas a enumerar,  ou seja, utilizam o seu conhecimento para contar quantos objetos existem, não têm ainda totalmente adquirida a noção de grandeza.


Existe uma série de exercícios de vida prática que preparam a aprendizagem da matemática (falarei numa outra oportunidade sobre eles). Estes são responsáveis por dar à criança a maturidade de espírito e a disponibilidade de trabalho necessárias.
          
Barras numéricas                                   Números de lixa


O primeiro material da área da Matemática a ser introduzido pelo método Montessori são as barras numéricas. Este material é recomendado a partir 3,5/4 anos e consiste em dez barras de madeira, de seção quadrada. As barras são vermelhas e azuis e aumentam o seu comprimento de 10 em 10 cm, de modo que a primeira mede 10 cm e a última 100 cm.
Estas barras são usadas para a introdução do conceito de quantidade e de comprimento e como iniciação ao sistema métrico.
A criança aprende igualmente a relacionar cada barra à sua representação numérica. Apresentam-se na mesma fase os números de lixaPor serem feitos com papel de lixa, a representação dos números é interiorizada de forma sensorial. "Sentir" o número com os dedos torna muito mais fácil de lembrar.
Este é o ponto de partida para a aprendizagem da matemática. Depois de aprender que os símbolos representam um certo número de objetos separados (números e contadores), uma criança de 4 anos está preparada para adquirir o conceito de zero e o seu símbolo com a ajuda da caixa de fusos. Sim, aos 4 anos! Não é maravilhoso?

         
Números e contadores                          Caixa de fusos


E assim, sucessivamente, são apresentados novos desafios à criança, através de diversos materiais sensoriais.
Dois pontos muito importantes a reter:
- fornecer a preparação indireta (aquisição de competências de vida prática), necessária à experiência com números;
- saber identificar o momento certo para a apresentação cuidadosa de cada material.

Beijinhos e Abraços!


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