Relação espacial e Matemática
(a partir dos 4 anos)
Conhecem os
estágios de Jean Piaget? No seu estudo, ele identifica o estágio
operatório concreto, no qual a criança começa a utilizar conceitos como os
números e relações. Segundo ele, este estágio dura dos 7 aos 11 anos de
idade, em média. Será mesmo assim?
A
mente humana é, por natureza, matemática. Uma criança pequena é capaz de
entender a diferença entre um e muitos e de distinguir sensorialmente
entre pequenas e grandes quantidades. Maria Montessori acreditava que as
crianças absorvem naturalmente os conceitos matemáticos. Ela reconheceu
que num dado período
sensível (entre os 4 e 6 anos), a aquisição de conceitos
matemáticos é feita mais facilmente, através da repetição de
atividades com materiais didáticos concretos, cientificamente desenvolvidos.
Quando
as crianças partem do concreto para o abstrato, através de atividades
motoras e sensoriais, aprendem melhor pela experiência direta de procura e
descoberta. É por isso muito importante ter alunos concentrados a
trabalhar com os materiais, pois assim chegam muito mais
facilmente à resolução de cálculos e relações matemáticas.
A partir de 3 anos, as
crianças começam a ser capazes de contar até 10, de forma cada vez
mais autónoma, no entanto estão apenas a enumerar, ou
seja, utilizam o seu conhecimento para contar quantos objetos
existem, não têm ainda totalmente adquirida a noção de grandeza.
Existe
uma série de exercícios de vida prática que preparam a aprendizagem da
matemática (falarei numa outra oportunidade sobre eles). Estes são responsáveis
por dar à criança a maturidade de espírito e a disponibilidade de trabalho
necessárias.
Barras numéricas Números de lixa
O
primeiro material da área da Matemática a ser introduzido pelo método Montessori
são as barras numéricas.
Este material é recomendado a partir 3,5/4 anos e consiste em
dez barras de madeira, de seção quadrada. As barras são vermelhas e
azuis e aumentam o seu comprimento de 10 em 10 cm, de modo que a primeira
mede 10 cm e a última 100 cm.
Estas
barras são usadas para a introdução do conceito de quantidade e de
comprimento e como iniciação ao sistema métrico.
A
criança aprende igualmente a relacionar cada barra à sua
representação numérica. Apresentam-se na mesma fase os números de lixa. Por serem feitos com papel de lixa, a representação dos
números é interiorizada de forma sensorial. "Sentir" o número
com os dedos torna muito mais fácil de lembrar.
Este é o ponto de partida para a
aprendizagem da matemática. Depois de aprender que os símbolos representam
um certo número de objetos separados (números e contadores),
uma criança de 4 anos está preparada para adquirir o conceito de zero e o seu
símbolo com a ajuda da caixa de fusos. Sim, aos 4 anos!
Não é maravilhoso?
Números e contadores Caixa de fusos
Beijinhos e Abraços!
E
assim, sucessivamente, são apresentados novos desafios à criança, através de
diversos materiais sensoriais.
Dois
pontos muito importantes a reter:
-
fornecer a preparação indireta (aquisição de competências de vida
prática), necessária à experiência com números;
-
saber identificar o momento certo para a apresentação cuidadosa de
cada material.
Beijinhos e Abraços!
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