Exercícios sensoriais
As crianças usam continuamente os sentidos para explorar o mundo e aprender sobre tudo ao seu redor. A área sensorial permite desenvolver e refinar os sentidos e introduzem conceitos lógico-matemáticos que servem como base para conhecimentos posteriores. Os exercícios sensoriais foram concebidos por Maria Montessori para aperfeiçoar todos os sentidos: visão, tacto, cheiro, paladar e audição.
Os materiais sensoriais devem isolar as qualidades (para que a atenção seja focada num único aspecto) e ser autocorretivos (é a própria criança que verifica o seu trabalho e sabe quando há um erro).
Estes são os materiais sensoriais mais usados:
- Torre rosa
- Barras vermelhas
- Escada castanha
- Cilindros com botão
- Cilindros sem botão
- Caixas de cores
- Cilindros de sons
- Tábuas térmicas
- Tábuas rugosas
- Cilindros de odores/sabores
- Cilindros de pressão
- Sólidos geométricos azuis
- Triângulos azuis
- Gabinete geométrico
- Binómio, trinómio e decanómio.
Torre rosa
Barras vermelhas
Escada castanha
Cilindros com botão
Cilindros sem botão
Caixa de cores
Cilindros de som
Tábuas térmicas
Tábuas rugosas
Cilindros de odores
Cilindros de pressão
Sólidos geométricos
Triângulos azuis
Gabinete geométrico
Trinómio de Newton
Ficam agora de seguida vídeos que mostram alguns destes materiais:
Beijinhos e Abraços!
Comentários
Enviar um comentário