ESCRITA E LEITURA
(a partir dos 3 anos)
A aprendizagem da escrita deve anteceder a da leitura.
Infelizmente, o processo de alfabetização normalmente aplicado nas nossas escolas é um processo forçado e no qual se observam, por vezes, dificuldades de leitura, de escrita e de compreensão.
Vejamos como podemos facilitar este processo de aprendizagem!
8 e 9. ESCRITA e LEITURA
No período sensível compreendido entre os três e seis anos, dá-se muitas vezes o que Maria Montessori chamou de "processo de escrita espontânea" e de seguida a "explosão da leitura", em contraposição ao esforço intelectual que, ainda hoje, as crianças fazem no ensino tradicional. Vamos tentar entender melhor como estes ocorrem.
A forma como Montessori aborda a aprendizagem da escrita e da leitura é diferente da tradicional pois segue uma lógica sensível de continuidade e de respeito pela criança. Vejamos:
Antes da escrita, é necessário trabalhar o movimento da mão e fortalecer os músculos da mão e do pulso. Daí a importância extrema das atividades de treino do movimento de pinça.
Uma forma excelente para aperfeiçoar o movimento com o lápis é com o recurso aos encaixes metálicos (a partir dos 4 anos), com qual se pratica o contorno de figuras geométricas.
É preciso ter em conta que por volta dos três anos, a criança começa a prestar
atenção às letras e palavras impressas nas coisas no quotidiano. Esta vai lentamente aprendendo as formas das letras e percebendo que o seus sons podem representar objetos que conhece.
A criança pode ainda não ter adquirido a motricidade suficiente para segurar no lápis, mas vai interiorizando que os vários sons das letras combinados formam uma palavra (que para ela não são mais do que o nome de um certo objeto).
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Dois materiais muito conhecidos para a introdução das letras são as letras de lixa e o alfabeto móvel. O facto da criança poder sentir cada símbolo faz com que esta "impressão manual" fique mais presente no cérebro.
Assim, por meio da preparação indireta, a aprendizagem da escrita fica mais simples, podendo a criança começar a escrever em geral mais cedo.
A criança não é "obrigada" mas "levada" a aprender.
Através do prazer que retirou com as aprendizagens anteriores, a criança adquire um grande gosto pela escrita, preparando-se melhor desta forma para a aprendizagem da leitura.
Através do prazer que retirou com as aprendizagens anteriores, a criança adquire um grande gosto pela escrita, preparando-se melhor desta forma para a aprendizagem da leitura.
Depois das palavras montadas com um alfabeto móvel, sugeridas por objetos ou imagens e de se mostrar como traçar as letras com os dedos, segue-se um longo trabalho com sons e fonemas, progredindo para palavras simples e posteriormente para palavras sucessivamente mais difíceis.
O sucesso da leitura em Montessori é devido ao isolamento destes desafios.
Em consequência deste percurso, a criança chega a um nível de desenvolvimento tal que, a um dado momento, consegue interrelacionar tudo o que aprendeu e começa a ler de forma espontânea.
Em modo conclusão, posso dizer que a escrita e leitura é um processo muito mais lento do que por norma se pensa e não se dá por milagre aos seis/sete anos.
Porquê lançar em cima dos ombros das crianças uma responsabilidade imensa e "obrigatória" em aprender tantas competências em tão pouco tempo?
O caminho deve começar mais cedo e lentamente, respeitando o desenvolvimento da criança. As dificuldades devem ser isoladas e ultrapassadas por etapas. Este é o caminho para o sucesso!
No próximo artigo, abordarei os dois últimos períodos sensíveis, que surgem por volta dos 4 anos: relação espacial e matemática.
Beijinhos e Abraços!
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