A propósito do "Cantinho do pensamento"

 
 
Ora vamos lá falar sobre o assunto da semana: O cantinho do Pensamento.
 
Curioso este termo eufemístico para o castigo de isolamento.
 
Colocar uma criança num canto, voltada para parede, ou fechada num quarto não resulta, na medida que esta não percebe quais as alternativas mais corretas para o seu comportamento.
 
Alguém que viva neste século concorda que a criança colocada nestas condições, ainda que reflita por breves segundos no erro que cometeu, vai aprender algo de positivo?
Ainda que pense no que fez de errado, o errado não lhe vai trazer soluções, pelo contrário, traz na maioria das vezes, raiva, ou dependendo dos casos, sentimentos de culpa.
 
Ao colocarmos uma criança de castigo, estamos, por ignorância, por stress, ou por teimosia, a demitir-nos da função de educador. Sim, porque há alturas em que estamos cansados ou nos faltam argumentos. Se não formos nós a refletirmos sobre os motivos do comportamento indesejado da criança e a mudar eventuais condições, as situações permanecem idênticas e é provável que ocorram novamente. 
 
Não é fácil. Não é mesmo, eu sei por experiência própria. Tenho dois filhos e sei que levar um criança a entender um comportamento incorreto, por vezes parece impossível. Caso a criança seja muito nova, a melhor estratégia passa por redirecionar a sua atenção.  
 
Maria Montessori defende que não devem haver castigos, devemos antes ensinar à criança as consequências dos seus atos. 
 
No próximo artigo, vou explicar melhor o que Montessori argumenta sobre os castigos e falar sobre as "birras".
 
Estejam à vontade para concordar ou discordar deste ponto de vista, nos comentários em baixo.
 
Beijinhos e Abraços!
 
 
 
 


Comentários

  1. Sei que não é fácil. .. nada fácil! E birras também sei como são. E paciência . . . Em comprimidos também não há. .. fico à espera de novo artigo.

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