O livro Mente Absorvente foi uma das últimas obras de Maria Montessori, no qual compilou grande parte da sua vasta investigação. Entre outras coisas, fala sobre as etapas do desenvolvimento e é nesta obra que explica a diferença entre mente absorvente inconsciente e mente absorvente consciente:
"Aos três anos de idade é como se a vida recomeçasse, pois então a consciência se manifesta plena e clara. Estes dois períodos, o inconsciente e o seguinte de desenvolvimento consciente parecem estar separados por uma linha bem marcada. No primeiro período não existe a possibilidade de se ter uma memória consciente; somente quando surge a consciência temos unidade na personalidade, e, portanto, memória".
Ainda que, numa primeira fase, a criança seja um ser essencialmente contemplativo, é nessa aparente passividade que começa a absorver o ambiente que a rodeia. Progressivamente, realiza as suas primeiras conquistas, para mais tarde as aperfeiçoar.
Nesta publicação, vou falar muito resumidamente sobre os períodos sensíveis que se manifestam logo desde o nascimento:
1. MOVIMENTO
Os primeiros movimentos do bebé são reflexos involuntários mas progressivamente, este começa a ganhar controlo do seu corpo. Mesmo antes de conseguir segurar a sua própria cabeça, as suas mãos já começaram a explorar o mundo e serão estas a grande "janela" de aprendizagem dos próximos seis anos. Maria Montessori encara a mão como veículo da inteligência.
2. LINGUAGEM
A linguagem desenvolve-se quase na totalidade ao longo dos primeiros seis anos, sendo com maior rapidez e eficiência entre os dois e quatro anos de idade. É curioso que nos primeiros tempos de vida, a criança desconheça a língua que se fala à sua volta, mas a partir dos quatro meses de idade esta plasticidade diminui. Até aos quatro anos, a criança tem uma grande flexibilidade linguística, embora vá diminuindo lentamente. Neste período, o seu cérebro consegue adaptar-se aos sons de qualquer língua de uma forma natural mas a partir de certa altura, nomeadamente, dos seis anos em diante, a aprendizagem de uma nova língua requer algum esforço.
3. PEQUENOS DETALHES
À medida que os olhos percebem melhor os objetos e a coordenação motora fina melhora, a criança passa a ter prazer em manusear coisas pequenas.
Também a repetição de uma atividade por longos períodos é uma das características desta fase.
Assim, quando observamos certos comportamentos da criança, não devemos julgá-los apenas pelos seus efeitos exteriores, devemos, sim, estar atentos e entender que esses comportamentos podem estar na origem de grandes aprendizagens.
Por exemplo, a criança parou o seu caminho sem razão aparente. Devemos perceber qual o seu foco de atenção: pode ser um carreiro de formigas ou apenas grãos de comida caídos no chão. Isto acontece porque os sentidos da criança estão muito apurados para os pequenos detalhes!
Será estranho a criança fazer e desfazer o mesmo puzzle repetidamente? Ou abrir e fechar uma caixa múltiplas vezes? Não, é através da manipulação e repetição que o cérebro da criança se desenvolve.
Numa próxima publicação, falarei sobre os períodos sensíveis que ocorrem a partir dos 2 anos.
Beijinhos e Abraços!
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