Os materiais Montessori


Materiais Montessori - brinquedos ou ferramentas?
 
Alguns Materiais Montessori podem parecer brinquedos, no entanto, foram desenhados cientificamente para um contexto de sala de aula, tendo em conta os interesses das crianças e a sua etapa evolutiva. São, por isso, ferramentas para desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato da criança.
Estes materiais obedecem a critérios importantes:
- São criados com elementos naturais (metal, madeira, vidro…);
- São manipulativos (aprende-se com as mãos);
- São sensoriais (aprende-se através dos sentidos);
- São lúdicos (aprende-se de uma forma divertida);
- São repetitivos (aprende-se pela repetição constante);
- São progressivos (permitem realizar exercícios de dificuldade gradualmente superior);
-  Possuem “controle do erro” (a criança deve poder perceber sozinha, em todos os materiais, quando acertou e quando errou);
- Têm em conta as necessidades da criança no momento;
- Devem estar limpos e em bom estado;
- As dimensões, o peso, a forma e as cores dos materiais são escolhidos para chamar a atenção;
- Trabalham uma só característica ou dificuldade de cada vez – o peso, a cor, a dimensão, ou qualquer outro aspeto importante;
- Cada material é único na sala para as crianças aprenderem a esperar.
Como apresentar os materiais à criança?

Para ensinar à criança a usar um certo material é indispensável demonstrar à criança como se  desenvolve a atividade passo-a-passo, com instruções precisas. Usam-se poucas palavras, para não confundir a criança, e para que ela possa, posteriormente, trabalhar livremente, sem a presença do adulto por muito tempo.

É natural que ao início a criança não realize a tarefa da forma que esperamos. É neste contínuo trabalho de correção dos próprios erros e repetição dos próprios acertos que a criança aprende sem que o professor ensine tudo.
No vídeo que se segue, apresentamos um exemplo:   

  Quando uma criança tem uma dificuldade e precisa aprender alguma coisa nova, cabe-nos ensinar, encontrando o material certo e a apresentação que enfoque a dificuldade encontrada pela criança. Mas nunca nos cabe corrigir o erro no trabalho da criança.
Para Montessori, há dois tipos de erro:
- Erro do trabalho: A criança faz pares de cores errados, escreve errado, faz contas erradas, etc...
- Erro de atitude: A criança empurra o colega, atira um cubo cor-de-rosa, grita na sala, etc...
Nos erros de trabalho, nós observamos até ao limite, até ao momento em que a criança desiste. Se ela guarda o material, não fazemos nada no momento. Caso consideremos necessário, voltamos a demonstrar a atividade noutro dia. Se ela chora, grita ou espalha o material no chão, aproximamo-nos e ajudamos a criança a se controlar novamente, e a guardar o material, guiando-a para outra atividade, mais fácil e que saibamos ser de seu gosto.

Nos erros de atitude, interferimos sempre. Não deve haver nenhuma tolerância para ações que sejam danosas para a própria criança, outros seres vivos ou o ambiente. Tudo é feito com o máximo de carinho e cuidado, embora com seriedade. Nunca há lugar para agressão contra a criança, nem com o olhar. Interrompe-se a má ação, resolvemos o necessário e convidamos a criança para uma atividade que saibamos ser fácil e agradável, para que encontre de novo seu próprio equilíbrio.

Tipos de Materiais Montessori
Os materiais Montessori podem ser divididos por cinco áreas:
- Vida prática;
- Sensorial;
- Linguagem;
- Matemática;
- Educação cósmica.
Nas próximas publicações vou falar sobre os materiais das diversas áreas.


Beijinhos e Abraços!
 

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