Linguagem - Material didático para os primeiros passos

Materiais Montessori da área da Linguagem
 
Em textos anteriores, já deixei claro a importância dos exercícios de vida prática e sensorial para o desenvolvimento da Linguagem e da Matemática.
Para iniciar os exercícios de Linguagem a partir dos 4 anos, é importante que a criança já tenha adquirido alguma motricidade fina, daí a importância de exercícios prévios de vida prática que são desenvolvidos entre os 2 e 4 anos, como por exemplo, as atividades que aperfeiçoam o movimento de "pinça".
 

 
 
Um dos primeiros materiais desta área a serem apresentados à criança trata-se do gabinete de "encaixes metálicos". Este material permite trabalhar o mecanismo muscular da mão e do movimento dos dedos.
Podem fazer-se diversos exercícios com este material, dos mais simples aos mais complexos, por isso, este é um material que segue a criança desde os 4 aos os 6 anos.
 
 
Seguem dois vídeos que explicam o processo de apresentação deste material à criança:
 
 

 
 
 
 
 
Podem ainda assistir em baixo a um vídeo com uma criança de 3,5 anos a realizar este tipo de exercícios:
 

 

 
Maria Montessori, ao observar que as crianças mostravam interesse pela escrita muito precocemente, criou as letras de lixa, que permitem desenvolver o movimento contínuo da mão. Através do toque, a criança fixa as letras muito mais facilmente na memória.
Este material, para além de servir para iniciar a prática da escrita, introduz a pré-leitura, trabalhando o som de cada letra.
Em simultâneo, a criança pratica a escrita na caixa de areia. Depois de passar a ponta dos dedos pela letra de lixa, a criança pode reproduzir o traço na areia, primeiro com o dedo e depois utilizando um lápis ou ponteiro.
 
 
 
 
 
 
Saliento que estes materiais são apresentados recorrendo a técnicas específicas Montessori.
Existe a apresentação tradicional, que é ensinada nos cursos Montessori, e que dever ser sempre a primeira a ser apresentada.
No entanto, existem algumas estratégias muito divertidas que podemos aplicar posteriormente, incentivando a criança no seu processo de aprendizagem, como no exemplo em baixo:
 

 

 
 
Depois da criança reconhecer todos os sons, ser capaz de isolar os sons que compõem uma palavra e saber como relacionar cada som à sua grafia correspondente, introduz-se o alfabeto móvel.
O alfabeto móvel é um dos materiais didáticos mais conhecidos de Maria Montessori. As letras são construídas em madeira e à semelhança das letras de lixa, as consoantes são de cor vermelha e as vogais azuis.
Desta forma, a criança pode aprender a escrever mesmo antes de ter coordenação motora suficiente para utilizar um lápis.
As primeiras palavras são assim montadas com um alfabeto móvel, sugeridas por objetos ou imagens.
 

 
 
Tanto as letras de lixa como o alfabeto móvel podem apresentar as letras na forma cursiva ou de imprensa e em maiúsculas ou minúsculas.
 
Que tipo de letra deveremos apresentar em primeiro lugar?
 
Há a tendência para pensar que as letras de imprensa maiúsculas são as mais simples para começar, mas em Montessori começa-se com a letra cursiva minúscula, pois é na forma cursiva que se escreve diariamente e as letras maiúsculas só se utilizam no início das frases e nos nomes próprios.
Apesar da maioria das palavras que lemos no dia-a-dia estarem escritas em letras de imprensa, como neste método, a aprendizagem da leitura vem depois da escrita, faz sentido começar com as letras cursivas e só depois mostrar as letras de imprensa.
Outro facto interessante é que ao apresentar as letras cursivas mais cedo, isto é, no período sensível da Linguagem, que se situa entre os 3 e os 6 anos, estamos a preparar as crianças para a fase escolar seguinte, tornando o processo de alfabetização mais simples e intuitivo.
Por fim, há que ter em conta que um dos fatores que dificulta a aprendizagem da escrita é precisamente o facto da criança, caso não tenha estado em contacto com este tipo de letras antes dos 6 anos, sofrer um maior esforço de aprendizagem, pois, para além de, eventualmente, ter terminado o seu processo de mente absorvente, terá que assimilar um grande número de informação muito rapidamente.
 
Estes são os materiais que permitem dar os primeiros passos na área da Linguagem. Numa próxima publicação, falarei sobre os materiais usados posteriormente, para o aperfeiçoamento da escrita e da leitura.
 
Beijinhos e Abraços!
 
 


 
 
 
 
 


 

Comentários